Reconhecimento de fala x Reconhecimento de voz
Com a Inteligência Artificial (IA) cada vez mais se tornando um item básico em nossas vidas diárias é muito comum a confusão em torno do uso correto da linguagem relacionada. Esse é especialmente o caso nas conversas entre não especialistas e implica que algumas pessoas podem estar vulneráveis a manobras de marketing que tiram proveito do uso indevido dessa terminologia.
Um exemplo em particular é a diferença entre reconhecimento de fala e de voz que geralmente são usados de forma intercambiável. Os dois termos são semelhantes? Sim, mas eles se referem e significam a mesma coisa? De modo nenhum! Leia as principais diferenças em sua definição e aplicação para poder usar os termos com confiança.
Reconhecimento de fala para as massas
O objetivo do reconhecimento de fala é que um computador ou máquina identifique com sucesso as palavras ditas por absolutamente ninguém. Com esse método não há necessidade de prestar atenção a detalhes mais pessoais como sotaque, cadência e afins.
O principal objetivo desta tecnologia é alcançar a máxima precisão e velocidade com reconhecimento de fala, superando até mesmo a mais alta capacidade humana. A automação desse processo tem o potencial de economizar uma quantidade incrível de tempo valioso que pode ser canalizado para outras atividades mais produtivas.
Atualmente, a tecnologia de reconhecimento de fala ainda não atingiu 100% de precisão apesar de existir desde o final dos anos 50. Embora as taxas de precisão atuais possam chegar a 98%, o principal obstáculo para alcançar a precisão completa é a alta variação existente na fala humana. Todo mundo tem seu próprio estilo de fala incluindo sotaque, pronúncia e enunciação.
Reconhecimento de voz para personalização
Por outro lado, o reconhecimento de voz é capaz de identificar e entender uma voz específica. O uso mais difundido dessa tecnologia é com assistentes virtuais como a Siri da Apple, a Alexa da Amazon ou o Google Home. Está previsto que 75% das famílias dos EUA possuirão e usarão, pelo menos, um orador inteligente até 2020.
O principal objetivo da tecnologia de reconhecimento de voz é ativar os recursos de comando de voz. O primeiro passo para reconhecer corretamente o orador é garantir um processo de identificação seguro. Isso é particularmente importante quando a autorização de pagamentos é necessária e, como tal, atua como uma medida de segurança biométrica.
Por exemplo, imagine que você solicite ao seu telefone ou dispositivo doméstico inteligente que verifique os horários dos voos para um horário e data específicos. A verificação correta da identidade com base no reconhecimento de voz seria necessária para reservar a passagem de avião de sua escolha.
Como as duas tecnologias se aplicam à transcrição
Embora tenhamos feito a distinção entre tecnologia de voz e fala, o ponto comum entre os dois é que ambos envolvem a conversão de áudio em texto – visto que é exatamente disso que se trata a transcrição.
O reconhecimento de voz utiliza a entrada de texto derivado de um falante específico para seguir seu comando e executar uma função exata. O reconhecimento de fala é aplicado mais diretamente aos serviços de transcrição como uma maneira de automatizar a geração de transcrições, mas os usos desta maneira ainda são realizados em poucos casos devido ao elevado número de falhas. Além disso, o reconhecimento de fala permite a identificação de vários falantes, diferentemente do reconhecimento de voz.
This post has 2 Comments