Voz: Por que odiamos quando a escutamos?

Voz: menina falando várias palavras que ficam distorcidas
Voz: Por que odiamos quando a escutamos?

Quando você ouve sua própria voz em uma gravação, ela geralmente soa estranha. Ao transcrever uma entrevista, por exemplo, deve ouvir sua voz por um longo período de tempo. Às vezes, sua voz fica tão irritante que começa a se perguntar como alguém pode estar na mesma sala que você.

As famosas falas de literalmente todo mundo: “Eu odeio minha voz”. Meio estranho, certo? Antes de ouvir uma gravação sua, sempre pensava que tinha uma voz totalmente diferente. Infelizmente, todo mundo ouve sua voz da mesma maneira que ouve uma gravação. Abaixo, explicaremos por que você odeia o som da sua própria voz.

Então, como essa diferença surge?

O som são vibrações que passam pelo ar; quando essas vibrações vibram no tímpano, você ouve alguma coisa. É assim que outras pessoas ouvem sua voz e também é assim que você ouve sua voz ao ouvir uma gravação.

Quando falamos que suas cordas vocais vibram, essas vibrações também fazem seu crânio vibrar. As vibrações viajam através do crânio e nos tímpanos, mas à medida que as vibrações viajam através do crânio, o tom diminui. Se você fala, ouve sua voz de duas maneiras: pelo ar e pelos ossos. Quando você transcreve uma entrevista, você apenas ouve sua voz no ar, da mesma maneira que todo mundo ouve.

Por que isso me irrita?

Porque 99% do tempo você ouve sua voz através dos ossos e do ar que se acostuma. Agora que você repentinamente ouve sua voz da mesma maneira que os outros, parece completamente diferente. Seu cérebro não pode explicar essa diferença adequadamente e é por isso que se irrita ao ouvir sua própria voz em um gravador de som.

Meme do Chapolin Colorado falando sobre voz
Voz: Por que odiamos quando a escutamos?

O que é que eu posso fazer sobre isto?

Então agora você sabe o que causa esse fenômeno, mas o que pode realmente fazer sobre isso? É claro que não é muito agradável ficar irritado com a própria voz toda vez que transcreve uma entrevista ou um áudio qualquer.

Uma opção é ouvir tanto a sua própria voz que acabe se acostumando com o som, mas é claro que não é muito bom se torturar tanto até que finalmente se acostume. A segunda opção é ter seu áudio automaticamente transcrito para texto com a ajuda dos nossos transcritores. Isso significa que você não precisa ouvir muito a sua voz e também pode economizar muito tempo.