Precisa realizar a transcrição de uma entrevista?

Você está conduzindo uma pesquisa e precisa realizar entrevistas? Acha difícil porque não sabe por onde começar ou talvez já tenha começado, mas parece que não vai cumprir seus prazos?

Transcrição de Entrevistas

Quanto tempo uma pesquisa pode levar? A resposta para isso é: varia muito de pesquisa para pesquisa. Algumas podem levar anos e anos, enquanto outras levam apenas uma semana. Uma coisa é quase sempre a mesma: conduzir suas entrevistas e realizar a transcrição das mesmas toma a maior parte do tempo. Não importa quanto tempo leve, é sempre uma boa escolha economizar tempo. Isso permite que você se concentre em coisas realmente importantes, como analisar os dados e tirar conclusões. 

A pesquisa

Sua pesquisa é o núcleo de cada dissertação, tese ou pesquisa de mercado. Ao realizar pesquisas é importante não se desviar demais da sua questão de pesquisa ou, seja, do seu problema e provavelmente fará uma pesquisa de campo.

A pesquisa de campo pode assumir a forma de pesquisa qualitativa ou quantitativa sendo que a ampla maioria requer uma pesquisa qualitativa onde de todos os tipos existentes a entrevista é a mais usual.

Outro ponto importante é que certamente será necessário transcrever essas entrevistas para analisar e chegar aos resultados necessários ou, simplesmente, porque precisará de uma forma escrita em seu relatório. Falaremos sobre isso abaixo:

Como conduzir uma entrevista?

Como fazer perguntas para sua entrevista de trabalho

O objetivo de uma entrevista é obter as informações corretas e suficientes do entrevistado. É importante que as informações contribuam para sua pesquisa e que você obtenha informações suficientes. Mas, para obter as informações certas é necessário a preparação de boas perguntas. Você também terá que questionar o entrevistado da maneira correta. 

Cinco (05) dicas que lhe permitirão tirar o máximo proveito de sua entrevista:

  • Prepare um questionário ou uma lista com os tópicos que você deseja discutir. 
    • Faça, por exemplo, como se fosse uma espécie de lista de compras e, então, certamente não vai esquecer nada durante a entrevista. Um questionário ou lista de tópicos também garante que você não perca o tópico e não se desvie muito do tema principal.
  • Não influencie o entrevistado em suas respostas.
    • Ao não influenciar o entrevistado, você obtém respostas mais honestas e confiáveis. Por exemplo, não faça uma pergunta do tipo: “Do que você gosta em São Paulo?”, pois talvez o entrevistado não goste de São Paulo. Nesse caso, pergunte: “Qual é a sua opinião sobre São Paulo?”
  • Atuar de maneira profissional durante toda a entrevista.
    • Mostre apreço e compreensão pelo entrevistado, mas não exagere. Comporte-se de uma forma que mostre ao entrevistado que você está genuinamente interessado no que ele tem a dizer. Se você se ater a esses pontos, o entrevistado ficará mais aberto e honesto. Isso permitirá que obtenha mais informações da entrevista.
  • Antes de fazer perguntas pessoais ou controversas, faça perguntas mais fáceis primeiro.
    • Lembre-se de que essa pessoa provavelmente nunca o viu e caso comece fazendo perguntas pessoais, a mesma provavelmente entrará em modo defensivo. É importante que você aqueça o entrevistado primeiro com perguntas fáceis, pois isso criará confiança. Mais tarde, na entrevista, pode começar a fazer perguntas mais difíceis.
  • A dica mais importante de todas: a prática.
    • A melhor maneira de melhorar a entrevista é praticar. É por isso que primeiro deve praticar sua entrevista com um colega ou um conhecido. Peça a essa pessoa para lhe dar feedback sobre como foi a entrevista. Preste atenção extra à sua postura, suas perguntas, sua apresentação, a estrutura, como faz perguntas suplementares e se é educado. Também pode gravar essa entrevista e ouvi-la mais tarde. Desta forma, pode encontrar maneiras de melhorar a si mesmo.

Agora que sabe o que fazer e o que não fazer durante a sua entrevista, é hora de ir e conduzir suas primeiras entrevistas. Uma entrevista de pesquisa geralmente consiste em três partes e é importante que passe por esses pontos cronologicamente:

  • Abertura: Na abertura de sua entrevista deverá ser explicado qual o seu objetivo. Explique o que está esperando descobrir, diga quanto tempo a entrevista provavelmente levará e o assunto que será discutido. A partir daqui comece sua entrevista real com uma pergunta aberta.
  • Seção intermediária: Nesta seção da entrevista, o entrevistado tem a chance de compartilhar sua história. É importante que você ouça atentamente durante esta fase e procure fazer boas perguntas e certifique-se de que o entrevistado não se desvie muito do assunto principal.
  • Final: Depois de obter informações suficientes da entrevista, você propõe encerrar a mesma. Percorra os pontos mais importantes junto ao seu entrevistado e dê ao mesmo a possibilidade de adicionar informações extras. Se algo não estiver claro, esta é a sua hora de fazer perguntas.

Ao conduzir a entrevista real é importante realizar gravações. Não pense que conseguirá lembrar de tudo o que foi dito. Na abertura da entrevista pergunte se o entrevistado tem algum problema em ser gravado. Geralmente não terá problema algum, mas sempre vá preparado para fazer anotações também. Ao fazer gravações de áudio, você pode se concentrar totalmente na entrevista em si em vez de fazer anotações. Depois poderá ouvir suas gravações e analisar tudo com mais calma.

A preparação para fazer uma boa entrevista de pesquisa leva muito tempo, mas custa ainda mais tempo converter seu áudio em texto. Para analisar suas entrevistas e inclui-las em seu relatório é preciso realizar a transcrição das mesmas. Este é um processo extremamente demorado e mentalmente exigente.

Qual é a melhor maneira de transcrever minhas entrevistas?

Se você quiser analisar suas entrevistas e incluí-las em sua pesquisa, é necessário transcrever. Transcrever é um processo extremamente demorado para fazer manualmente onde cada minuto de áudio pode levar cerca de 8 a 10 minutos para ser transcrito. Um dos fatores principais para facilitar a transcrição é a qualidade do áudio, pois quanto melhor sua qualidade mais fácil é escutar e entender as palavras perfeitamente.

Mas você não precisa se preocupar em gastar tanto tempo transcrevendo suas entrevistas. Para isso, nós da Modelo Transcrições temos profissionais qualificados e com anos de experiência em transcrição que farão do seu trabalho muito mais prático e fácil.